Neste ano as Ciências Humanas, que esteve presente no primeiro dia de prova (Questões que iam de 1 até 45) teve grande aporte de questões vinculadas à Geografia, diferente do ano passado em que contei no máximo umas 8. Neste ano as questões exigiram pesado conteúdo, assim como forte poder de interpretação de mapas, charges e demais artifícios.
Reparei que as questões estão cada vez mais interdisciplinares, sendo possível reparar em vários momentos poucas questões vinculadas realmente a uma só disciplina. Sociologia e filosofia se fizeram menos presente, pelo menos em número de questões individuais de suas disciplinas.
Após uma análise da prova amarela (Lembrando que todas as questões são iguais, só alterando a disposição das mesmas em cada um dos cadernos), selecionei as questões que estão muito conectadas à Geografia e fiz algumas análises. Resolvi classificá-las e agrupá-las de acordo com seu nível de dificuldade.
Os graus de dificuldade em que classifiquei foram:
4: Muito difícil.
3: Difícil.
2: Razoável.
1: Fácil.
Saliento mais uma vez que adotei o caderno amarelo, por conta disso a ordem das questões não deve ser levada ao pé da letra, pois a numeração está de acordo com este caderno.
As questões analisadas foram: 1, 7, 8, 9, 10, 14, 16,
24, 25, 26, 28, 36, 38, 39, 41, 45
Questão 1: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda os conceitos conexos à globalização, como a organização em rede (Vários locais do globo são citados). Nenhuma das alternativas chega a ser ameaça pois contém erros fáceis de serem percebidos, como: "Formação de estoque", "Empresas burocráticas", "Controles estatal" e "Gestão centralizada".
Questão 7: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda atualidades e interpretação textual. Bastava ler o texto com atenção, nenhuma das alternativas são ameaçadoras, sendo algumas bem fora da realidade da própria questão, como: "Homogeneidade cultural".
Questão 8:2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda uma temática de atualidades, contudo novamente bastava interpretar o texto. Duas alternativas chegam a contrariar o princípio básico do texto, casos das alternativas "C" e "E".
Questão 9: 3: Difícil.
Comentário: Questão que é vinculada à geografia física. Primeiro o estudante deve saber o que é uma vereda, e para isso deveria ler com atenção o final do pré-texto da questão, que diz: "As veredas estão secando no norte e noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d'água do grande sertão de Minas." Diante disso é só analisarmos, qual é a função de uma caixa d'água? Represar ou armazenar água, certo?! Sim, porém outras alternativas poeriam complicar qualquer um, como "B" e "C".
Questão 10: 3: Difícil.
Comentário: Questão que aborda geografia agrária, contudo novamente vinculada à interpretação. A Leitura minuciosa daria fomento a resposta correta, poucas alternativas apresentam ameaça, porém a leitura atenciosa do texto é essencial, e diante do pouco tempo por vezes não ocorre.
Questão 14: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda atualidades. A Segurança dos dados é algo essencial e discutido em várias disciplinas, leis nacionais vinculadas aos crimes cibernéticos já estão sendo discutidas. O assunto de espionagem se tornou um escândalo e até mesmo o Brasil foi alvo dos Estados Unidos, bastava interpretar o texto.
Questão 16:1: Fácil.
Comentário: Questão fácil, bastava saber a localização do sertão nordestino e conhecer basicamente o mapa que revela os biomas brasileiros. O Semiárido é único e com pequena área acometida no Brasil.
Questão 24:2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda os conceitos conexos à globalização, novamente. Dessa vez adota um fragmento do mestre Milton Santos. Seguindo a lógica do texto, e conhecendo superficialmente o autor, somente a alternativa "E" se encaixa. Para concluir, somente a alternativa "E" traz de fato características da globalização.
Questão 25: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda a Geografia física. Tranquila porém exige interpretação e um pouco de conhecimento sobre os itens citados nas alternativas. As alternativas "A", "D" e "E" não fazem nenhum sentido, e a "C" pouco confunde quem lê com atenção, afinal basta saber que a rocha matriz está abaixo de várias camadas de solo.
Questão 26:4: Muito difícil.
Comentário: Questão que aborda Geografia física, novamente. Para quem não gosta nem um pouco de Geografia, só no chute, mas o chute poderia ser na "Gaveta", bastava olhar a imagem com atenção! As alternativas "A" e "E" não fazem nenhum sentido, porém as demais poderiam complicar, principalmente quem não faz ideia do que seja um solapamento (escavar). O termo "Águas turbilhonares" deve ter ocasionado confusão, significa "Movimentos circulares".
Questão 28: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda Geografia humana, especificamente a Geografia Urbana. Tranquila de ser respondida, para quem possuía pouco conhecimento na área, bastava ir por eliminação após a leitura do texto. A realocação de atividades industriais se dá também pelo fato da ausência de espaço nas grandes metrópoles, gerando um fluxo maior de populações para localidades fora dos grandes eixos.
Questão 36:1: Fácil.
Comentário: Questão de atualidades. De fácil compreensão para quem leu atentamente o texto. As alternativas "A", "B" e "E" contrariam o texto. a Alternativa "C" não faz sentido pois cartografar um espaço não o faz preparado para superar condições de pobreza.
Questão 38: 2: Razoável.
Comentário: Questão de atualidades e que aborda a Geografia física. O Mapa ajudava até em outras questões, bastava consultá-lo e descobrir a localização da Caatinga (Nunca subestime um mapa). Bastava ler o pré-texto, afinal, as alternativas "B", "C", "D" e "E" não mostravam problemas ambientais condizentes com a abordagem do mapa.
Questão 39: 2: Razoável.
Comentário: Questão de atualidades. Abora a nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho), tem muito da disciplina de Sociologia na questão, mas geograficamente falando, bastava ler o pré-texto que se podia de cara descartar algumas alternativas, como: "B", "C" e "D".
Questão 41: 1: Fácil.
Comentário: Questão de atualidades e Geografia agrária. A Charge com um tom bem humorado critica o massivo uso de agrotóxicos no legumes, frutas e verduras. As alternativas "A", "B" e "C" não fazem nenhum sentido. A alternativa "D" pode ser descartada com facilidade também se a releitura for feita.
Questão 45: 3: Difícil.
Comentário: Questão de atualidades. Difícil mas não impossível, bastava ao estudante ler o pré-texto, talvez mais de uma vez. Como a prova é massante e cansativa, a pergunta torna-se capciosa. Mas, quem leu sobre o tem sabe, as alternativas "B", "D" e "E" não fazem sentido. A alternativa "A" pode fazer devido ao imenso estoque de bens de consumo que vimos em países como os Estados Unidos (Carros encalhados, por exemplo).