Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GEOGRAFIA NO ENEM 2015: Comentários sobre as questões vinculadas à disciplina de Geografia.

Nos dias 24 e 25 deste mês tivemos o ENEM 2015, uma prova cansativa e que testa os brios de todos os participantes, afinal, são 180 questões mais uma redação em duas intermináveis tardes.

Neste ano as Ciências Humanas, que esteve presente no primeiro dia de prova (Questões que iam de 1 até 45) teve grande aporte de questões vinculadas à Geografia, diferente do ano passado em que contei no máximo umas 8. Neste ano as questões exigiram pesado conteúdo, assim como forte poder de interpretação de mapas, charges e demais artifícios.

Reparei que as questões estão cada vez mais interdisciplinares, sendo possível reparar em vários momentos poucas questões vinculadas realmente a uma só disciplina. Sociologia e filosofia se fizeram menos presente, pelo menos em número de questões individuais de suas disciplinas. 

Após uma análise da prova amarela (Lembrando que todas as questões são iguais, só alterando a disposição das mesmas em cada um dos cadernos), selecionei as questões que estão muito conectadas à Geografia e fiz algumas análises. Resolvi classificá-las e agrupá-las de acordo com seu nível de dificuldade.

Os graus de dificuldade em que classifiquei foram:


4: Muito difícil.
3: Difícil.
2: Razoável.
1: Fácil.

Saliento mais uma vez que adotei o caderno amarelo, por conta disso a ordem das questões não deve ser levada ao pé da letra, pois a numeração está de acordo com este caderno.

As questões analisadas foram: 1, 7, 8, 9, 10, 14, 16,  24, 25, 26, 28,  36, 38, 39,  41, 45


Questão 1: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda os conceitos conexos à globalização, como a organização em rede (Vários locais do globo são citados). Nenhuma das alternativas chega a ser ameaça pois contém erros fáceis de serem percebidos, como: "Formação de estoque", "Empresas burocráticas", "Controles estatal" e "Gestão centralizada".

Questão 7: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda atualidades e interpretação textual. Bastava ler o texto com atenção, nenhuma das alternativas são ameaçadoras, sendo algumas bem fora da realidade da própria questão, como: "Homogeneidade cultural".

Questão 8:2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda uma temática de atualidades, contudo novamente bastava interpretar o texto. Duas alternativas chegam a contrariar o princípio básico do texto, casos das alternativas "C" e "E".

 Questão 9: 3: Difícil.
Comentário: Questão que é vinculada à geografia física. Primeiro o estudante deve saber o que é uma vereda, e para isso deveria ler com atenção o final do pré-texto da questão, que diz: "As veredas  estão secando no norte e noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d'água do grande sertão de Minas." Diante disso é só analisarmos, qual é a função de uma caixa d'água? Represar ou armazenar água, certo?! Sim, porém outras alternativas poeriam complicar qualquer um, como "B" e "C".

Questão 10: 3: Difícil.
Comentário: Questão que aborda geografia agrária, contudo novamente vinculada à interpretação. A Leitura minuciosa daria fomento a resposta correta, poucas alternativas apresentam ameaça, porém a leitura atenciosa do texto é essencial, e diante do pouco tempo por vezes não ocorre.

Questão 14: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda atualidades. A Segurança dos dados é algo essencial e discutido em várias disciplinas, leis nacionais vinculadas aos crimes cibernéticos já estão sendo discutidas. O assunto de espionagem se tornou um escândalo e até mesmo o Brasil foi alvo dos Estados Unidos, bastava interpretar o texto.


Questão 16:1: Fácil.
Comentário: Questão fácil, bastava saber a localização do sertão nordestino e conhecer basicamente o mapa que revela os biomas brasileiros. O Semiárido é único e com pequena área acometida no Brasil.

Questão 24:2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda os conceitos conexos à globalização, novamente. Dessa vez adota um fragmento do mestre Milton Santos. Seguindo a lógica do texto, e conhecendo superficialmente o autor, somente a alternativa "E" se encaixa. Para concluir, somente a alternativa "E" traz de fato características da globalização.

Questão 25: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda a Geografia física. Tranquila porém exige interpretação e um pouco de conhecimento sobre os itens citados nas alternativas. As alternativas "A", "D" e "E" não fazem nenhum sentido, e a "C" pouco confunde quem lê com atenção, afinal basta saber que a rocha matriz está abaixo de várias camadas de solo.


Questão 26:4: Muito difícil.
Comentário: Questão que aborda Geografia física, novamente. Para quem não gosta nem um pouco de Geografia, só no chute, mas o chute poderia ser na "Gaveta", bastava olhar a imagem com atenção! As alternativas "A" e "E" não fazem nenhum sentido, porém as demais poderiam complicar, principalmente quem não faz ideia do que seja um solapamento (escavar). O termo "Águas turbilhonares" deve ter ocasionado confusão, significa "Movimentos circulares".

Questão 28: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda Geografia humana, especificamente a Geografia Urbana. Tranquila de ser respondida, para quem possuía pouco conhecimento na área, bastava ir por eliminação após a leitura do texto. A realocação de atividades industriais se dá também pelo fato da ausência de espaço nas grandes metrópoles, gerando um fluxo maior de populações para localidades fora dos grandes eixos. 

Questão 36:1: Fácil.
Comentário: Questão de atualidades. De fácil compreensão para quem leu atentamente o texto. As alternativas "A", "B" e "E" contrariam o texto. a Alternativa "C" não faz sentido pois cartografar um espaço não o faz preparado para superar condições de pobreza.

Questão 38: 2: Razoável.
Comentário: Questão de atualidades e que aborda a Geografia física. O Mapa ajudava até em outras questões, bastava consultá-lo e descobrir a localização da Caatinga (Nunca subestime um mapa). Bastava ler o pré-texto, afinal, as alternativas "B", "C", "D" e "E" não mostravam problemas ambientais condizentes com a abordagem do mapa.
Questão 39: 2: Razoável.
Comentário: Questão de atualidades. Abora a nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho), tem muito da disciplina de Sociologia na questão, mas geograficamente falando, bastava ler o pré-texto que se podia de cara descartar algumas alternativas, como: "B", "C" e "D".

Questão 41: 1: Fácil.
Comentário: Questão de atualidades e Geografia agrária. A Charge com um tom bem humorado critica o massivo uso de agrotóxicos no legumes, frutas e verduras. As alternativas "A", "B" e "C" não fazem nenhum sentido. A alternativa "D" pode ser descartada com facilidade também se a releitura for feita.


Questão 45: 3: Difícil.
Comentário: Questão de atualidades. Difícil mas não impossível, bastava ao estudante ler o pré-texto, talvez mais de uma vez. Como a prova é massante e cansativa, a pergunta torna-se capciosa. Mas, quem leu sobre o tem sabe, as alternativas "B", "D" e "E" não fazem sentido. A alternativa "A" pode fazer devido ao imenso estoque de bens de consumo que vimos em países como os Estados Unidos (Carros encalhados, por exemplo).





segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Atividade magistério (Paródia) - Colegião!

                                     Escola de Educação Básica Engº. Sebastião Toledo dos Santos.
                                 Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Geografia
                                  Turma: 41 (Magistério)
                                  Professor: Lucas Cechinel da Rosa






1º Atividade do 4º Bimestre – Construção coletiva de paródia musical

Tema das paródias: Aspectos sociais e culturais das regiões geográficas brasileiras (Sendo que cada grupo desenvolverá sua paródia em cima das características da sua região sorteada)

1º. A construção coletiva da paródia se dará entre o período de 19/10 até 30/10, sendo que no dia 30/10 todas as equipes devem apresentar sua paródia, em casos de omissões de apresentação, uma nova oportunidade será dada, porém com o peso 8,0.
2º. A classe deve ser dividida em 5 equipes, estas que simbolizarão as 5 regiões geográficas do IBGE (Norte, Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).
3º. Deverá ser entregue ao professor no dia 30/10 uma cópia da letra da paródia, bem como a letra da música que serviu de inspiração, além disso, no mesmo dia deve ser entregue também o plano de aula relacionado ao desenvolvimento da paródia.
4º A Atividade vai gerar duas notas com peso 10,0, sendo a primeira relacionada À paródia e sua apresentação, e a segunda relacionada ao plano de aula e seu respectivo desenvolvimento.
5º Alunos faltantes na apresentação deverão procurar o professor com justificativas com respaldo da direção da escola.
6º No dia 23/10 o professor estará em sala auxiliando e instruindo alunos no que tange a construção da paródia e do plano de aula.
7º Dúvidas poderão ser sanadas através de contato com o professor, via facebook ou e-mail: geolucascechinel@gmail.com.
8º Os grupos que desejarem acompanhamento musical do professor Giovani devem enviar a música que serviu de inspiração até o dia 23/10 Às 23:59 pelo seguinte e-mail: geolucascechinel@gmail.com, após isso não serão mais aceitas solicitações.

Itens a serem entregues: letra da paródia, letra da canção que inspirou a paródia (Música original) e Plano de aula, todos impreterivelmente no dia 30/10.

Itens que devem estar contidos no Plano de aula:

Cabeçalho de identificação: Nomes, escolas, disciplina, professor.
Tema:
Objetivo geral:
Objetivos específicos:
Procedimentos metodológicos:
Recursos:
Cronologia:
Referencias:

Anexos: Se houver.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Maquetes, 4º ano do magistério, STS.

Neste 3º bimestre o 4º ano do magistério teve uma grande missão, esta que foi de recriar os principais espaços geográficos estudados pela disciplina ao longos dos 5 primeiros anos do ensino fundamental!

E como não poderia ser diferente, as apresentações foram um extremo sucesso, além da estética, belas apresentações coroarão o excelente desempenho das equipes!

Os conteúdos vistos nas maquetes incluem: Espaços de vivências (1º ano), O bairro (2º ano), O município: Urbano X Rural (3º ano), Santa Catarina (4º ano), Brasil (5º ano).

Importante ressaltar que toda a atividade contou com a construção de um Plano de aula, com as devidas orientações estabelecidas em sala. A atividade teve a duração de 3 semanas (2 para a construção e mais 1 para apresentação).

Abaixo algumas fotos (Colaboração de Ricardo Klima, aluno da turma) das maquetes produzidas pelos alunos:

Para ampliar, basta clicar na foto!




















terça-feira, 6 de outubro de 2015

Climatologia: Bases e conceitos (Tema de Enem)

Como sabemos, somos reféns do tempo, que é definido pela climatologia como estado atual ou momentâneo do clima, afinal, podemos adiar um compromissos devido À fortes chuvas, ventanias e até granizo (Raro, mas podemos)!

Abaixo seguem algumas imagens com conceitos visto no 1º ano do ensino médio, e de maneira mais superficial, no 6º ano. Tais imagens se referem a Climatologia básica, e instiga a pesquisa refentes a este campo da Geografia, amplo e que faz parte de nosso cotidiano!

Aos alunos do Colegião, turma 111, é ferramenta essencial para pesquisa! Afinal, no próximo dia 13/10 teremos nossa prova online, segunda nota do bimestre!

Aos postulantes ao ENEM, saibam que nas últimas edições, principalmente a partir de 2008 (Com o aumento efetivo de questões) a climatologia sempre se faz presente entre as questões das Ciências Humanas.

Clique na imagem para ampliar!