Conhecendo o país:
Segundo o portal "Colaweb" A Federação Iugoslava originou-se após a Primeira Guerra Mundial, a partir de territórios que faziam parte dos Impérios Austro-Húngaro e Turco-Otomano. Apesar da balcanização étnica e religiosa, a Iugoslávia manteve-se unida após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Essa união deveu-se à influência e habilidade política de um líder socialista e carismático, o marechal Josip Broz Tito, que se destacou na luta contra os invasores nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Quais povos a integravam?
A Iugoslávia era formada por uma federação de repúblicas (Sérvia, Montenegro, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia) e por regiões autônomas (Voivodina e Kosovo). Dentre as repúblicas que integravam a Iugoslávia, a Sérvia era a mais poderosa, uma vez que controlava a maior parte das forças armadas e da economia do país.
Como se configura espacialmente a Iugoslávia?
Repare no mapa acima a presença de vários povos, que na realidade se configuram como nações, com idioma, cultura e economia diversificada, uma verdadeira torre de babel em uma pequena esquina do mundo.
Como foi desintegrada?
Segundo o portal "Todo estudo" Até 1991, a Iugoslávia se manteve como uma federação socialista formada pelos seis países: Sérvia, Eslovênia, Croácia, Macedônia, Bósnia-Herzegovina e Montenegro.A mais forte e mais populosa dessas repúblicas era a Sérvia, cujos habitantes professam a religião cristã ortodoxa, em contraste com os bósnios, que são muçulmanos, e com aos croatas, católicos em sua maioria. A despeito dessas diferenças, a Iugoslávia permaneceu unificada durante várias décadas, sob a liderança do marechal Tito. Em 1980, porém, com a morte do líder, estabeleceu-se um sistema de rodízio de governo, pelo qual a Presidência do país passou a ser exercida, a cada ano, pelo representante de uma das repúblicas.
Como se está a configuração espacial?
Atualmente existem oficialmente 7 países que sucederam o Estado da Iugoslávia, contudo Kosovo ainda necessita de reconhecimento internacional, inclusive do Brasil. Kosovo é reconhecido por outros 110 países como independente.
Quer saber mais sobre o tema? Acesse as referências abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui...