Fonte confiáveis para pesquisa e utilizados nestes texto:
· https://edocente.com.br/importancia-do-livro-didatico-na-pratica-pedagogica/
O livro didático ainda é o recurso mais utilizado pelos professores da educação básica, embora não seja o único. O acesso ao livro didático é um direito do aluno da educação básica no Brasil, garantido por diversos dispositivos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e vários outros decretos, portarias e resoluções do Ministério da Educação (MEC).
Só
em 2019 foram distribuídos mais de 126 milhões de livros didáticos que
beneficiaram mais de 35 milhões de alunos em todo o país, segundo dados do Fundeb. Isso se deve, principalmente, devido
às políticas de distribuição gratuita para escolas públicas conquistadas pelo
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), criado em 1985.
Devido
a sua presença em praticamente todas as escolas públicas brasileiras, o livro
didático ainda é a principal ferramenta utilizada no processo de ensino e
aprendizagem. Neste artigo, vamos falar mais detalhadamente sobre a importância
do livro didático na prática pedagógica e como fazer dele um aliado no
dia a dia da
sala de aula.
LIVRO DIDÁTICO E
A SUA IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN) também destacam a importância do
livro didático:
“O livro didático é um material de forte
influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores
estejam atentos à qualidade, à coerência e a eventuais restrições que
apresentem em relação aos objetivos educacionais propostos. Além disso, é
importante considerar que o livro didático não deve ser o único material a ser
utilizado, pois a variedade de fontes de informação é que contribuirá para o
aluno ter uma visão ampla do conhecimento.”
Acesso a recursos
pedagógicos
Segundo Marcelo
D’Aquino Rosa, doutor em Ensino de Ciências e Matemáticas pela Unicamp:
“O livro didático pode ter erros
conceituais, pode ter abordagens metodológicas não muito boas para trabalhar
alguns assuntos, mas tem que se pensar na realidade brasileira de diferenças e
pouco acesso a outros recursos, por isso ele ainda é um mal necessário.”
Formação de professores
O livro
didático ainda é elemento formador do professor. Para professores sem formação
em licenciatura ou sem muita experiência, o livro acaba servindo como
principal guia no seu plano de aula, pois dá mais segurança e define um
caminho lógico na jornada que pretende trilhar com seus alunos.
Ajuda na prática pedagógica diária
A
importância do livro didático nas práticas pedagógicas também se dá porque ele
ajuda no planejamento de aulas pelos professores. Os
professores, no geral, utilizam o livro didático principalmente
para:
· A preparação de suas aulas,
· O planejamento anual e
· Preparar provas e avaliações.
Geralmente,
o Manual do
Professor da coleção de livros escolhidos traz as bases
teóricas e as concepções de ensino que inspiraram seu desenvolvimento e
sugestões e orientações didáticas que o professor pode implantar em sala de
aula. O desafio, portanto, é saber como utilizá-lo de forma estratégica durante
as aulas.
Adapte o livro ao discurso e à
realidade local de cada escola
Os
livros didáticos não são elaborados pelas editoras pensando em dar conta
da variedade de discursos e até mesmo de
currículo presentes nas escolas brasileiras, ainda mais considerando o tamanho
geográfico do país, sua diversidade cultural e diferenças sociais.
Portanto,
é importante que, mesmo após selecionar os livros que serão utilizados na
escola, os professores adaptem os conteúdos e os conceitos presentes no
material para a realidade
escolar e para a filosofia que utiliza no seu processo de
ensino.
Adeque o livro à realidade de cada turma
O
professor não deve utilizar o livro didático da mesma forma em todas as turmas
em que atua. Sua tarefa é compreender as necessidades de cada uma e adaptar seu
uso. Enquanto algumas turmas precisam de mais leituras dos conteúdos do livro, outras podem usá-lo mais
para fazer exercícios.
Como
o professor possui contato direto com cada turma e cada aluno, ele está mais
apto a identificar essas necessidades e atuar conforme elas. Se for preciso, é
interessante recorrer à coordenação
pedagógica da
escola, para ela possa dar suporte a esse processo de adaptação, ou mesmo a
outros professores da mesma turma.
Amolde o livro para
cada aula
Se
a aula exige melhor compreensão de conceitos, a utilização do livro didático
deve ser planejada para este fim: o professor pode promover leituras
coletivas, rodas
de conversa com base nas leituras dos conceitos, utilizar as imagens e recursos
gráficos presentes no livro para ilustrar o conceito etc.
Incentive o uso fora
de sala de aula
Nesse
caso, o professor pode selecionar partes dos conteúdos do livro que
considere complementar ao principal tema da aula para que os
alunos estudem fora de sala e preparem algum trabalho para entregar na aula
seguinte ou apresentar para o restante da turma.
ENTENDA O QUE É
LIVRO DIDÁTICO
CONCLUSÃO
Por
fim, o livro didático ainda é muito importante na realidade da educação básica
brasileira e sua função vai muito além do que servir apenas como instrumento de
ensino, mas é também ferramenta fundamental na formação da
cidadania dos
estudantes.
Para
fazer um bom uso do livro didático, é fundamental que o professor se mantenha
atualizado. Baixe gratuitamente a edição de 2019 do Caderno Pedagógico
e confira alguns detalhes sobre as novidades trazidas pela
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui...