Material de Leitura – BNCC
e mudanças na Geografia
BNCC e mudanças na Geografia – Material de leitura – 4º ano - Não há
necessidade de devolver, cole em seu caderno e use para estudar!
Objetivo central: Identificar questões norteadoras da BNCC para a disciplina
de Geografia no primeiro segmento do Ensino Fundamental.
Olá, pessoal!
Importante que o texto desta semana
deixado pelo professor seja utilizado para acompanhar a linha de raciocínio do
conteúdo abaixo! Boa sorte, e lembre de deixar o material colado em seu
caderno!
·
Site
com este material na íntegra:
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/78/bncc-de-geografia-incentiva-nova-forma-de-ler-o-mundo
BNCC
e mudanças na Geografia
Com a BNCC, a Geografia é
incorporada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, uma mudança
estrutural importante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na nova
abordagem proposta pelo documento, a ênfase recai sobre o pensamento espacial e
o raciocínio geográfico. Para se aproximar dos objetivos de aprendizagem, o
professor também precisa se apropriar de conteúdos procedimentais.
“A Base reforça a ideia da Geografia
como um componente importante para entender o mundo, a vida e o cotidiano.
Desenvolver nos estudantes o raciocínio geográfico, articulando
alguns princípios, significa dotá-los de mais uma forma de perceber e
analisar criticamente a realidade”, afirma a professora Sônia Castellar, da
Universidade de São Paulo (USP).
A BNCC traz novas dimensões para a realização
dessa leitura de mundo. “Antes, o estudo do componente estava mais pautado na
leitura, na interpretação da paisagem e em um aluno mapeador consciente. Agora,
volta-se mais para estimular um pensamento espacial, atrelado ao raciocínio
geográfico”, explica a professora Thiara Vichiato Breda, doutora em Ciências
pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora na Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Pensamento
espacial e raciocínio geográfico: o que são?
Os dois conceitos citados pela professora, pensamento espacial e raciocínio geográfico, perpassam as cinco unidades temáticas que estruturam o componente. Essas cinco
unidades também são subdivididas em objetos de conhecimento e habilidades
(objetivos de aprendizagem). Elas permeiam toda a Base e são organizadas em uma
construção progressiva dos conhecimentos geográficos, trabalhando os objetivos
e conteúdo a partir de diferentes linguagens.
As cinco unidades temáticas são:
1.O
sujeito e seu lugar no mundo
2.Conexões
e escalas
3.
Mundo do trabalho
4.
Formas de representação e pensamento espacial
5.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Na prática...
Ao observar fenômenos planetários,
de base natural, como abalos sísmicos ou mudanças climáticas, e até mesmo de
base social, como um desmoronamento ocasionado pelo desmatamento das encostas,
o estudante deve ter a curiosidade de entender por que aquilo acontece. É
preciso estimular as crianças e jovens a pensarem de que forma o acontecimento
presente está relacionado com outros ao longo do tempo: como a questão de
causalidade, e com a localização, como as condições geográficas.
“É articulando esses princípios
citados na BNCC que os estudantes vão emprestar sentido e lógica aos conteúdos
com os quais já estavam habituados a relacionar-se”, explica o professor
Laércio Furquim, consultor no Time de Autores de NOVA ESCOLA. Nessa nova
perspectiva, os conteúdos não devem ser aprendidos de forma descontextualizada,
mas entendidos como parte de um processo.
O especialista ressalta que a
aplicação dos princípios desse raciocínio, em sala de aula, também vão preparar
o estudante para perceber e questionar tudo o que se materializa no espaço. Se
perguntarmos porque algo está exatamente ali, naquelas coordenadas, será
necessário pesquisar processos e identificar para que e para quem servem esses
objetos construídos. O mesmo vale para locais onde não há construção. Por que
não se construiu ali? Quem se beneficia desse “vazio”?
A ideia que está por trás da Base é
a de que os estudantes se desenvolvem aprendendo a olhar o espaço por onde
passam e vivem, captando informações diversas por meio das paisagens e dos
lugares em que transitam. “Os estudos de solo, de relevo, de vegetação e de
clima são importantes para entender o espaço geográfico e as formas de
organização da vida. Mas é fundamental que o estudante compreenda que o espaço
geográfico é constituído e configurado pelas relações entre a humanidade e a
natureza, algo que a aplicação dos princípios geográficos vai facilitar”,
afirma o assessor educacional.
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