Material de Leitura – Construção
de planos de aula na disciplina de Geografia
Planos
de aula na disciplina de Geografia – Material de leitura – 4º ano - Não há
necessidade de devolver, cole em seu caderno e use para estudar!
Objetivo
central: Identificar questões sociais e estruturais relacionadas a construção
de planos de aula na disciplina de Geografia.
Olá, pessoal!
Importante que o texto desta semana
deixado pelo professor seja utilizado para acompanhar a linha de raciocínio do
conteúdo abaixo! Boa sorte, e lembre de deixar o material colado em seu
caderno!
·
Exemplo
de plano de aula elaborado com itens indispensáveis para o bom desenvolvimento
de uma aula da disciplina de Geografia: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5358/o-local-onde-vivo
·
Site
com estratégias eficientes na construção de planos de Geografia:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/geografia.htm
ESTRATÉGIAS
EFICIENTES NA CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE GEOGRAFIA
A maioria dos alunos não demonstra
interesse em aprender Geografia, em muitos casos os mesmos se preocupam com o
português devido às maiores dificuldades. Além disso, é visto por parte dos
educandos como uma aula chata, nessa perspectiva se faz necessário que o
professor de Geografia busque alternativas pedagógicas que ofereçam atrativos.
No caso da Geografia são diversos os
mecanismos que podem ser usados nesse processo, a seguir algumas dicas que
provavelmente servirão para dinamizar e alcançar objetivos satisfatórios.
• Iniciar a aula fazendo uma introdução do assunto a ser abordado e dos
objetivos a serem alcançados.
• Relembrar o assunto da aula passada para
que haja uma ligação entre os conteúdos.
• A utilização de transparências, vídeos,
jornais, revistas e músicas são importantes instrumentos para a fixação de
conteúdo.
• Incentivos à leitura, uma vez que a
mídia tomou o lugar da mesma, e realização de trabalhos Dirigidos em Grupo.
• O provimento de aulas de campo,
conhecidas como atividade extraclasse, fornece um grande potencial para a
aprendizagem, pois se trata da prática, do real, da experiência.
Essas são algumas das possibilidades que o
professor dessa fantástica ciência pode utilizar como ponto de partida para a
composição das aulas. No entanto, o que vale mesmo é a criatividade do
professor, uma vez que cada um possui um estilo próprio e não existe uma
maneira padrão de se ensinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui...