Atividade avaliativa – Desenvolvimento de plano de aula em Geografia
(Parte 2)
Objetivo: Construir um plano de aula que contemple temáticas de
Geografia abordadas no primeiro segmento do ensino fundamental.
Orientações gerais:
Etapa 3:– Estudos das habilidades e relação
direta com os objetos de conhecimento/competências específica de Ciências
Humanas e Geografia
Acesse a base em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Ou em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
Relembrando:
-Agora que você já leu as competências gerais de Ciências Humanas (página 357) e após isso reconheceu as abordagens
específicas para a Geografia (página 366) se
habilitou a conhecer as temáticas de Geografia, sendo que na etapa 2 (Semana
anterior) você selecionou ao menos um conteúdo (Objeto de conhecimento) por
ano.
Apenas exemplos!
2º ano: Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
3º ano: Representações cartográficas
4º ano: Produção, circulação e consumo
5º ano: Trabalho e inovação tecnológica
Instrução geral sobre análise de habilidades:
Exemplo escolhido:
1º ano: O modo de vida das crianças em diferentes lugares
Etapa 4:– Estrutura do plano de aula de
Geografia – Primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
-Observe abaixo a estrutura que seu plano de aula deve conter!
Dica: Desenvolva um cabeçalho, contendo
informações de nossa escola, como logo e demais descrições.
1. Série/ano escolhido: Você deve escolher um conteúdo de Geografia entre o 1º e 5º
ano do Ensino Fundamental;
2.
Competências
gerais de Ciências Humanas: Observe a BNCC, poderá
escolher uma u mais competências;
3.
Competências
específicas de Geografia: Observe a BNCC, poderá
escolher uma u mais competências;
4. Objeto de conhecimento/Conteúdo: Escolha um conteúdo;
5. Habilidades (Objetivos específicos):
Observe com atenção os objetivos traçados pelas
habilidades;
6. Procedimento metodológico: Descreva o funcionamento de sua aula, lembrando que estamos
falando de 2 aulas de 45 minutos de duração;
7. Cronologia: 2 aulas de 45 minutos de duração;
8. Instrumento avaliativo: Descreva como vai avaliar seus alunos;
9. Recursos didáticos: Cite os recursos utilizados;
10. Referências: Aponte sites e demais referências, não se esqueça da própria
BNCC;
Data de entrega: 03/11/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui...