Exercícios da Semana
1- De acordo com as leituras propostas
nesta semana, qual a relação do consumo e o progresso das tecnologias?
Então pode se dizer que a relação entre a sociedade e a tecnologia é um elo de dependência mútua, onde o homem pode se beneficiar e desfrutar de todo o serviço proposto pela a tecnologia, que por ele foi inventado, com todo seu merecimento.
2- Observe a imagem e leia o texto
presente na página 247, como podemos definir o consumismo? Como influencia
nosso cotidiano?
O consumismo é a ação de comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso ou desejo de comprar. Esse é considerado um comportamento destrutivo que impacta em diversos aspectos da vida cotidiana.
3- Mediante a leitura da página 248, o
que podemos considerar consumo saudável? Quais seriam os papéis da reutilização
e da reciclagem?
O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Reciclagem consiste na separação e recuperação de materiais usados e descartados, que podem ser transformados novamente em matéria prima e incorporados novamente no processo produtivo. Já a Reutilização é o uso de um produto por mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não.
4- De acordo com a leitura da página 250,
aponte ao menos 3 consequências ambientais derivadas do consumo excessivo e
utilização desenfreada de recursos naturais.
- Ambientais: Desaparecimento dos habitats essenciais para a fauna e flora, ou seja, a extinção de espécies. Existem cerca de 30 milhões de espécies animais e vegetais diferentes no mundo e, delas, 26.197 espécies estavam ameaçadas de extinção, de acordo com levantamento de 2018 da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
- 33% do solo do planeta está degradado em níveis de moderado a alto, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) publicado em 2017. Se a erosão de solo fértil continuar nesse ritmo, os preços dos produtos agrícolas vão inevitavelmente disparar.
- Se não cuidarmos das florestas, haverá menos sumidouros de carbono e, portanto, mais poluição do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar com altos níveis de poluição e sete milhões de pessoas morrem anualmente por conta da contaminação — ambiental (do exterior) e doméstica — do ar.