Fonte do texto: https://www.qinetwork.com.br/5-truques-para-fazer-uma-apresentacao-campea-no-google-apresentacoes/
Quase todo mundo já teve, alguma vez na vida, que fazer uma apresentação em público — seja um trabalho da escola ou da faculdade, ou algum projeto novo do trabalho. Embora a maior parte das pessoas não goste do momento de falar para um público atento, hoje em dia isso é menos doloroso do que há alguns anos. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de programas como o Google Apresentações, apresentar detalhes sobre um conteúdo ficou mais dinâmico, simples e até divertido.
Mas mesmo que a ferramenta seja fácil de usar e você possa aproveitar os recursos para valorizar seus slides, é preciso dominar alguns truques para fazer, de fato, uma apresentação campeã. Veja quais são os principais:
Trace um roteiro
Antes de começar a colocar o conteúdo nos slides, trace, por escrito, um roteiro de tudo o que é importante de ser abordado. Liste apenas os pontos que convergem diretamente para o tema central da sua apresentação. Cuidado para não se alongar demais. O segredo das apresentações de sucesso é serem dinâmicas e objetivas, assim seu interlocutor consegue prestar atenção a todos os itens.
Delimite um tempo de duração
Se por acaso, seu chefe ou professor não definiram o tempo de duração da apresentação, você mesmo deve fazer isso. Uma dica é nunca ultrapassar 45 minutos. Isso porque alguns especialistas e educadores acreditam que a curva de atenção da maioria das pessoas (o tempo em que alguém consegue ficar concentrado em algo) é de cerca de 45 minutos e depois disso o interesse começa a diminuir. Ainda não há evidências que possam comprovar isso de forma rígida, mas, em todo caso, talvez esse seja tempo suficiente para você dizer “a que veio”.
Faça as contas
De posse do roteiro e do tempo total, agora você precisa calcular quantos minutos vai dispensar a cada slide (e quantos serão). Lembre-se de reservar cerca de 1 ou 2 minutos iniciais para você se apresentar e fazer algumas considerações, e de deixar cerca de 10 ou 15 minutos para perguntas no final. Depois é só dividir o tempo que sobrou pela quantidade de slides que você pretende produzir (ajuste conforme necessário). Vamos imaginar que você fará uma apresentação de 45 minutos totais, aprenda a fazer o cálculo:
- Tempo total: 45 minutos
- Considerações iniciais: 2 minutos
- Tempo para a apresentação: 33 minutos (se forem 10 slides cada um terá cerca de 3,3 minutos)
- Perguntas (ao final): 10 minutos
Escolha o template
Template (ou tema) é a “cara”, o layout geral da sua apresentação. No Google Slides, assim que você clicar em “Criar” uma janela se abrirá com opções de layout pré-configurados para você usar. É claro que você pode definir seu próprio estilo e ir padronizando as páginas, mas usar os modelos prontos é a maneira mais rápida de deixar tudo atraente. Basta escolher um tema que te agrade e começar a inserir conteúdo.
Cuide do conteúdo
Diretrizes gerais organizadas, é hora de produzir o conteúdo. Toda boa apresentação tem os seguintes fatores em comum:
Informações organizadas: bem dispostas na página — dê destaque ao que for mais relevante.
Pouco texto: não se alongue, slide não é para ser lido, é para servir de roteiro e complemento daquilo que você está explicando.
Imagens: se bem escolhidas, elas ajudam na compreensão.
Padrão: lembre-se de estabelecer um padrão para que todos os slides tenham uma identidade visual.
Com esses cinco truques essenciais, você certamente fará uma apresentação de sucesso, só não se esqueça de ensaiar um pouquinho antes, afinal, não custa nada ver se está tudo funcionando corretamente, se os slides seguem mesmo sua linha de raciocínio e se você não acabou se esquecendo de alguma coisa. Ajuste o que for preciso e boa sorte!
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