Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oriente-medio.htm
O Oriente Médio é uma região composta por países e territórios da Ásia Ocidental, situada entre os continentes asiático, europeu e africano. Possui mais de sete milhões de km² de área e uma população que supera os 385 milhões de habitantes. Apresenta climas Árido e Semiárido, terrenos planálticos e grandes reservas de petróleo, o que a torna alvo de disputas geopolíticas. A região é conhecida pela grande concentração de conflitos e guerras, como os conflitos entre Israel e Palestina e a guerra civil da Síria.
Resumo sobre o Oriente Médio
Oriente Médio é o nome que se dá a uma região formada por um conjunto de países e territórios localizados na Ásia Ocidental.
Trata-se de uma região de grande importância histórica e geopolítica.
Situa-se entre os continentes africano, europeu e asiático.
O clima nos países do Oriente Médio é predominantemente Árido e Semiárido, o que caracteriza a sua vegetação de savana e os poucos rios perenes da região, dentre os quais se destacam os rios Tigres, Eufrates e Jordão.
Localizam-se nessa área grandes desertos, como o deserto da Arábia.
O seu relevo é composto por planaltos em sua maioria, com a presença de extensas cadeias montanhosas e formas residuais. As planícies se concentram nas áreas próximas aos litorais dos países.
A economia da região é guiada pela exploração e exportação do petróleo e seus derivados, notadamente nos países-membros da Opep.
Possui economias muito ricas e também muito pobres, havendo um grande contraste na região.
A escassez de água é um dos problemas em comum entre os países.
É a região que concentra atualmente o maior número de conflitos no mundo.
Extensão territorial: sete milhões km²
Localização: Ásia Ocidental
Clima: Árido e Semiárido
Governo: encontra-se formas variadas de governo na região, como monarquias absolutistas, monarquias constitucionais, repúblicas teocráticas, repúblicas presidencialistas e parlamentaristas.
Divisão administrativa: a região é formada por 18 países e territórios.
Idioma: diversas línguas e dialetos são falados no Oriente Médio. Entre eles estão os idiomas árabe, persa, hebraico e turco.
Religiões: islâmica, judaica e cristã
População: 385 milhões de habitantes
Densidade demográfica: 55,22 hab./km²
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): entre 0,906 e 0,463
Moeda: não há uma moeda unificada. Muitos países usam a Dinar e a Rial locais, além da Libra (Síria e Líbano), Dirham (Emirados Árabes Unidos) e Novo Shekel Israelense.
Gini: varia entre 0,260 e 0,420.
Fuso horário: entre GMT +2 e GMT +4:30
História do Oriente Médio
O Oriente Médio foi o berço de algumas das mais importantes e antigas civilizações do mundo, cujos elementos culturais, como a sua religiosidade, foram amplamente difundidos e são, até os dias de hoje, presentes em diversos países e regiões. A escrita e técnicas empregadas na agricultura, como a irrigação, também tiveram origem e se aperfeiçoaram nessa região.
Os rios perenes que cruzam os territórios do Oriente Médio foram fundamentais para o seu povoamento e estabelecimento das primeiras cidades, entre eles estão os rios Nilo, Jordão, Tigres e Eufrates, na região que era chamada de Crescente Fértil.
Os registros de ocupação humana no vale daqueles cursos d’água remontam a 5000 anos a.C. Na Crescente Fértil estava situada a Mesopotâmia, cujo nome é justamente derivado de sua posição “entre rios” e que corresponde hoje ao Iraque. Foi onde surgiu uma das primeiras civilizações orientais da Antiguidade, os sumérios, que exerceram seu domínio na região por cerca de quatro séculos, entre 3200 a.C. e 2800 a.C. Na sequência vieram os acadianos, os babilônios e os assírios.
Diversos impérios foram formados no Oriente Médio e governaram áreas e em períodos distintos da história. Dentre eles se destacaram o Império Persa, formado em 550 a.C. e cujo domínio abrangeu a maior parte dos países que hoje integram a região, e o Império Otomano, que se manteve entre o século XVIII e as primeiras décadas do século XIX. Nesse período surgiram alguns dos principais conflitos ainda hoje em curso entre diferentes países e territórios da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui...