Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!
segunda-feira, 30 de maio de 2022
Dia mundial sem tabaco! 31 de maio!
domingo, 29 de maio de 2022
Dia do Geógrafo! 29 de maio deve ser rememorado sempre!
A escolha do dia 29 de maio para a celebração do Dia do Geógrafo é uma homenagem à criação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 29 de maio de 1936, quando passou a ser instituído o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O geógrafo trabalha com as questões que envolvem a ocupação natural e humana no espaço físico do planeta. Seu trabalho envolve a criação de mapas (cartografia), estatísticas populacionais, planejamento do ambiente urbano e da circulação humana entre os ambientes das cidades e do campo.
Seu trabalho também envolve compreender os fluxos de migração, questões sociais, ambientais e econômicas e utilizar tais dados para elaborar seus estudos que darão base para a utilização do espaço. O geógrafo estuda os impactos de ações no ambiente e realiza o monitoramento do estado do solo, rios e demais elementos presentes na estrutura física da Terra.
quinta-feira, 26 de maio de 2022
Quem foi Filipe II?
quarta-feira, 25 de maio de 2022
Democracia na Grécia antiga
terça-feira, 24 de maio de 2022
Infográfico- Mudanças climáticas
segunda-feira, 23 de maio de 2022
Mitos alimentação saudável!
sexta-feira, 20 de maio de 2022
Alexandre, o Grande!
quinta-feira, 19 de maio de 2022
Trabalho remoto no Brasil!
quarta-feira, 18 de maio de 2022
Os tipos de chuvas
terça-feira, 17 de maio de 2022
Sopa e História!
segunda-feira, 16 de maio de 2022
Salve as abelhas!
As abelhas são fundamentais para garantir a existência de grande parte dos alimentos que chegam à nossa mesa e o mel está longe de ser a grande contribuição desses insetos para a humanidade. Sem as abelhas, metade das gôndolas de alimentos dos supermercados fica vazia. Por meio do seu árduo trabalho de polinização, as abelhas promovem o seu maior impacto na biodiversidade e na produção dos alimentos: 35% das lavouras e 94% das plantas silvestres dependem delas.
O serviço ecológico promovido pelas abelhas, no entanto, está diminuindo drasticamente a cada ano e vários são os fatores que têm contribuído para isto. São eles:
- As abelhas estão perdendo seu habitat quando florestas e jardins dão lugar a construções ou mesmo a plantações de uma única cultura - a espécie necessita de alimentação variada para sobreviver.
- As intensas mudanças climáticas pelas quais passa a Terra, em consequência do aumento da emissão de gases do efeito estufa pelo homem, também colaboram para o desaparecimento dos insetos.
- As estações menos definidas, além das elevações e quedas bruscas na temperatura e na umidade, acabam por bagunçar o ciclo de florescimento das flores, das quais as abelhas são dependentes.
O resultado de tamanha desordem? Menos comida nas mesas de pessoas em todo o mundo. É grande o desastre econômico por qual passarão vários países, entre eles os Estados Unidos, maior exportador agrícola do mundo, que perderiam 15 bilhões de dólares por ano com a intensificação do problema. Não é à toa que este país, em 2014, transformou o problema em questão de Estado, recrutando pesquisadores e cientistas para irem atrás das respostas e possíveis soluções.
Infelizmente não há como prever no Brasil o tamanho do desastre, visto que não há por aqui registros que apontem números precisos de populações de abelhas em território nacional em tempos passados. Sabe-se, no entanto, que diferente de outros países, estima a existência de pelo menos 250 tipos de polinizadores em todo o território brasileiro, dos quais 87% são de abelhas.