Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Videoaula de revisão - Capitalismo e espaço geográfico

 



Transcrição do vídeo!

00:00 Pessoal, tudo certo? Eu sou o Lucas Cechinel, professor de História e Geografia, e hoje estamos aqui para uma videoaula de revisão de Geografia.
00:08 Nós vamos hoje tratar sobre o capitalismo e o espaço geográfico. Vamos ver as transformações do espaço geográfico mediante esse sistema econômico.
00:18 Bom, nesse primeiro momento então vamos averiguar algumas características gerais do capitalismo. O que nós temos de características do capitalismo? Propriedade privada.
00:28 e o acúmulo de capitais, o sistema capitalista ele tem ali um viés muito importante ligado à liberdade econômica, porém além da evolução tecnológica, livre concorrência, tem também algumas desvantagens que são bastante latentes, como a desigualdade social e o acúmulo de capital por determinadas nações
00:46 e determinados aglomerados econômicos. econômicos aí. Bom, nós sabemos que podemos dividir o capitalismo em quatro grandes fases. A primeira fase, o capitalismo comercial, aquele que vai do século XV ao século XVIII, depois uma grande revolução industrial propicia um novo capitalismo.
01:04 Ou o industrialismo, que vai do século XVIII ao século 19. Lembrando que o Brasil ele vai participar de maneira tardia, o Brasil tem quatro fases aqui de industrialização e o Brasil ele pega de verdade uma terceira fase ali em que tem a revolução industrial brasileira a partir de 1930.
01:25 Então o Brasil não vivenciou muito bem essas duas fases iniciais. sociais do capitalismo não no mesmo momento que as potências europeias.
01:34 Bom a terceira fase do capitalismo é o capitalismo financeiro ou monopolista ele ainda segue e ele começa a partir do século 20 principalmente a partir da grande depressão de 1929 em que se cria mecanismo de inovação para o capitalismo, gerando aí o que a gente consome diariamente, que são aqueles produtos
01:55 em série, aquele traquejo cultural, aquelas inovações que nos fazem partir para a ideia do consumismo, ou seja, consumir cada vez mais.
02:06 E depois nós temos o capitalismo informacional. nacional, sem uma data definida, mas é meados do século XX e é o que opera até hoje.
02:15 Depois vamos a******* cada uma das fases. O capitalismo comercial ele tem algumas características ligadas ao mercantilismo, então para quem gosta de história nós estamos falando de balanço comercial favorável, nós estamos falando de mercantilismo, então metalismo, controle estatal da economia, aumento
02:34 do poderio naval, então é um capitalismo bastante antigo, é o início de um capitalismo e aí nós temos o colonialismo como testemunha de fato do enriquecimento de várias nações.
02:47 Posteriormente nós temos o capitalismo industrial, também chamado de industrialismo. Ele foi encabeçado pela Revolução Industrial, que iniciou lá na Inglaterra, depois passou para a França, para a Bélgica, e também cresceu junto com uma ideia liberal, que é chefiada pelo grande teórico Adam Smith, deixando
03:08 para trás faz aquela ideia de controle estatal. Então nesse período também foi predominante o excedente de produções, saturação dos mercados e a precarização do trabalho.
03:21 Não custa lembrar que aí com o início do trabalho assalariado as condições de trabalho eram péssimas. Pessoas trabalhavam 14, 16, 18 horas por minutos por dia.
03:30 Totalmente anormal. Depois, Depois nós seguimos aí observando algumas imagens que eu sempre gosto de mostrar em sala de aula. E aí nós temos o capitalismo financeiro monopolista, que como eu já iniciei a aula, mencionei, a partir da crise de 29 o liberalismo começou a ser muito questionado.
03:49 e os estados passaram a ter que intervir na economia de alguma maneira. O que que aconteceu? Então nós tivemos uma economia passando por uma grande transformação, a importância do capital sem fronteiras começou a ter o seu valor, nós tivemos a formação de grandes monopólios e oligopólios no Brasil.
04:09 e comércio. Nós tivemos também o aumento da concorrência internacional e uma grande evolução tecnológica. O capital sem fronteira quer dizer que agora você consegue acessar muito mais o dinheiro de outras partes, agências bancárias, o dinheiro digital, só que é claro, não confundir com o capitalismo 
04:28 informacional que é uma fase mais aflorada ainda desse período que já é muito característico e ligado à globalização. Depois nós temos algumas imagens, o fortalecimento do capital, as disputas entre as grandes nações, não é por menos afirmar que nesse período nós temos uma grande uma grande evolução 
04:47 da importância do dinheiro. O capitalismo passa a ser mundializado, ou seja, nós temos um capitalismo que não é homogêneo para todos, mas a globalização começa a se mostrar de diferentes facetas.
05:02 Bom, temos aqui o capitalismo informacional. esse capitalismo cognitivo, do conhecimento, ele corresponde a uma quarta fase. Esse tema ainda foi cunhado por um grande sociólogo chamado Manuel Castelos, através de uma obra que eu já li, mais de uma vez inclusive, chamada Sociedade em Rede, e através disso
05:24 nós temos a terceira revolução industrial, a técnico-científica, o desenvolvimento acelerado do capitalismo financeiro, ou seja, a quarta fase na verdade é um desenvolvimento daquela terceira fase, capital ainda ganha mais importância.
05:37 Especialização e qualificação da mão de obra, aqui eu sempre cito o seguinte gente, na década de 60 e 70 nós tínhamos dois, três tipos de engenharia, Nós temos o engenheiro civil, o engenheiro de minas.
05:49 A partir de agora, nós temos o engenheiro naval, o engenheiro de petróleo, o engenheiro da computação, o engenheiro de software.
05:55 Nós temos vários segmentos. Se antes, nós tínhamos o cientista da computação, quem formava em ciências da computação, agora nós temos muitos outros.
06:06 Nós temos o ADS, nós temos o engenheiro de software, nós temos os especialistas em desenvolvimento de sistemas. Então, assim, nós temos uma especialização e uma qualificação cada vez maior, uma exigência cada vez maior do mercado de trabalho.
06:23 Nós temos a mercantilização da informação, o marketing, o marketing ganha muita força por meio da televisão, da internet, principalmente da internet, das redes sociais e o desenvolvimento de software e aplicativos que isso ainda faz movimentar ainda mais o dinheiro.
06:39 O capital ainda ganha mais importância. E nós temos aqui imagens que mostram esse lado futurístico do capitalismo. Por fim, nós temos aí o conceito de Nova Ordem Mundial ou Multipolaridade, não confundir com aquelas cabrosas teorias de New Order né, que vai falar de reptilianos e coisas do tipo.
06:59 Eu sempre falo isso em sala de aula que Nova Ordem ordem mundial é multipolaridade. A antiga ordem, nós temos aqui a Águia e o Urso simbolizando o antigo poder durante a Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética duelando pela hegemonia, né?
07:12 De um lado o capitalismo americano, de outro lado o socialismo soviético. Bom, mas com o fim da, e a dizer, desde o outra agregação do mundo socialista nós temos então uma divisão Norte-Sul onde o Norte geográfico ele é esquecido nós estamos falando de Norte econômico vocês observam ali que os países
07:30 em amarelo que é o Norte econômico representam os países desenvolvidos Unidos. É claro que depois a gente vai ver que vai dar uma funilada e a gente vai contar que são bem menos países.
07:41 A lei está incluindo até alguns países da Ásia Central, a própria Rússia, mas não é bem assim que a banda toca.
07:47 Não esquecendo que a Austrália e Nova Zelândia estão no sul geográfico mas ao mesmo tempo estão no norte econômico. E aí o que acontece?
07:54 acontece um mundo multipolar, né? Nós somos os países da União Europeia, né? Alemanha, França, Inglaterra, que não é da União Europeia, mas faz parte do continente europeu.
08:03 Nós somos o Japão, nós somos a China, como grandes polos dessa multipolaridade econômica. E o que acontece? Esse mapa é muito importante porque ele mostra determinadas chamada monopolaridade ou unimultipolaridade, quase me confundi hein, nome difícil, porque unimultipolaridade ou monopolaridade é que
08:27 apesar de nós temos grandes eixos, vocês estão observando o mapa que tem três grandes eixos, eixo das Américas, da Europa e África.
08:35 África, Japão, Ásia Oriental, esses grandes eixos ainda são influenciados diretamente pela monopolaridade dos Estados Unidos. Ou seja, Estados Unidos ainda influencia bastante as outras nações, seja do ponto de vista militar, ou então por deter a maior economia do planeta.
08:54 Pelo menos ainda hoje. em PIB nominal. O que nós temos aqui? Blocos econômicos. Eu sempre falo, né, que para competir no mercado globalizado as nações se viram em uma situação muito delicada e a formação dos blocos econômicos se tornou essencial.
09:11 O que o professor coloca é que nós temos alguns bem importantes, como o Mercosul, a União Europeia, nós temos a ASEAN, lá no continente asiático, e também influenciando bastante nessas nações, e também o NAFTA, que agora é UNSCR, um nomezinho bem, uma sigla bem diferente, né?
09:30 O S de Estados Unidos. o M do México, e aí o C do Canadá, CA, ÚNSCA. Bom, as consequências econômicas, nós temos a globalização, que é a fase mais atual do capitalismo, ou seja, a flora e a formação de blocos econômicos era pacífica.
09:47 para competir exatamente para competir no mercado internacional. E aí nós temos uma divisão mais aflorada no Norte Sul é uma linha sinuosa.
09:56 E se vocês observarem nós temos alguns países da Europa um pouquinho mais que 20 na América do Norte Estados Unidos e Canadá e também na Oceania nós temos Austrália e Nova Zelândia.
10:07 E aí um pouquinho mais um pouquinho mais para cima nós temos o Japão e a Coreia do Sul. Lembrando por exemplo que a China e o Brasil são duas grandes economias e a Índia também estão fora desse norte geográfico, aliás desse norte econômico.
10:21 Norte geográfico esqueça, esqueça o que eu disse, é norte econômico. Bom, e as características dessa nova ordem mundial é que o lado ideológico é totalmente esquecido e os países começam a negociar totalmente pelo viés de uma questão mercadológica.
10:39 O desenvolvimento científico é essencial atrelado à ideia da informação. informático e também da biotecnologia. Eu posso colocar para vocês, tem uma sigla ali que é o G8, a Rússia foi expulsa né, antes era realmente G8 com a Rússia, mas agora não né gente, nós temos aí grandes blocos de poder e o G7,
10:58 o atual G7, ele é muito importante, assim como o G20 né, o G7 está dentro do dentro do G20, mas o G7 reúne os sete países mais poderosos e influentes do mundo.
11:09 Nós temos dois aqui na América, que seriam os Estados Unidos e Canadá. Nós temos mais um, que é lá na Ásia, que é o Japão, e aí quatro no continente europeu.
11:22 Nós temos a grande, que a Bretanha, que é o Reino Unido, nós temos a Alemanha, a Itália e a França.
11:28 Então são sete países mais poderosos do mundo. Não são as sete maiores economias, mas a maior parte está sim na listagem, pelo menos entre as dez.
11:39 E aí seguindo, pessoal, eu sempre mostro esses gráficos, por enquanto nós temos Estados Unidos, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Índia, ali no top 5, e se nós separarmos o PIB nominal um gráfico de 2015 só para efeito de comparação, a União Europeia quando comparada já faz frente a China e aos
11:57 Estados Unidos, mas num prazo de 30 anos é muito possível que a China já consiga essa liderança até pelo contingente populacional.
12:04 mundial e produtivo. Muita gente trabalhando. Eu posso falar para vocês que nessa nova ordem mundial, deixo sempre em amarelo, China é um novo pólo de poder emergente, muito importante, e também temos que falar, quando a gente fala dessa fase mais nova do capitalismo, que tudo começa a partir do liberalismo
12:24 . permite ele desenvolver o liberalismo com base na liberdade individual, direito à propriedade privada e também o respeito à livre iniciativa e principalmente à livre concorrência.
12:34 Mas isso está atrelado ao neoliberalismo. O neo é um prefixo de novo, o novo liberalismo. Saiba do seguinte, surge a partir de 1970 através do modelo de John Maynard Keynes, o keynesianismo.
12:49 E aí o que acontece? As ideias do liberalismo elas ficam reclusas, né? Algumas ideias são perenes, são permanentes, mas o objetivo central do neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadorias.
13:03 Uma nova grande ideia. de ruptura para que o capitalismo sobrevivesse. E aí nós temos alguns grandes representantes incentivadores do neoliberalismo.
13:12 Margaret Thatcher, a dama de ferro, que liderava a primeira ministra da Inglaterra, e também Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos.
13:21 Adotando isso, os princípios básicos do neoliberalismo. capitalismo estão na cor amarela. Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia de preferência como regulador.
13:34 Então assim, as ideias de Keynes elas já começam a ficar antigas, como eu havia falado, então se o capitalismo teve uma grande ruptura foi necessário ali dar uma grande intervenção principalmente a partir de 1929 Keynes fica um pouquinho para trás né o Keynesianismo né que essa ideia do novo liberalismo
13:56 rompe com Keynesianismo é não sei se me fiz claro nisso né antes até quis deixar bem claro né que o Keynesianismo o foi muito importante entre 1930 e 1970.
14:08 Então assim, professores se expressam novamente para que fique mais claro, o neoliberalismo ele surge rompendo com o keynesianismo. Então John Maynard Keynes ele é um representante dessa nova fase do capitalismo, só que existe ainda uma fase mais nova que é o neoliberalismo.
14:24 E a partir disso a substituição do modelo keynesiano pelo neoliberal e no neoliberalismo o Estado para de intervir na economia e com isso ele apenas se torna um regulador.
14:37 Existem as políticas de privatizações e também aberturas econômicas. Pessoal espero que tenha ficado claro essa frase.


Conheça a Tailândia!

Explorando a Magia da Tailândia
A Tailândia é um destino que promete encantar todos os sentidos dos viajantes. Desde as animadas ruas de Bangkok até os tranquilos templos de Chiang Mai, este país oferece uma experiência rica em cultura, beleza natural e hospitalidade calorosa.

Praias Paradisíacas
As praias da Tailândia são verdadeiros paraísos tropicais. Phuket e Krabi são famosos por suas areias brancas e águas cristalinas, perfeitas para relaxar ou se aventurar em atividades aquáticas. O Mar de Andaman, com suas cores deslumbrantes, é um convite à imersão na beleza natural.

Templos Deslumbrantes
A Tailândia é lar de alguns dos templos mais impressionantes do mundo. O Wat Arun, com suas torres ornamentadas, e o Wat Phra Kaew, com seu templo sagrado e o Buda Esmeralda, são exemplos perfeitos da arquitetura e da espiritualidade tailandesa. Visitar esses locais oferece uma imersão na rica história e nas tradições do país.

Sabores Incríveis
A culinária tailandesa é uma das mais renomadas do mundo. Pratos como Pad Thai, Tom Yum e Som Tam oferecem uma explosão de sabores que combinam ingredientes frescos e especiarias únicas. Cada refeição na Tailândia é uma verdadeira festa para o paladar.

Natureza Exuberante
Para os amantes da natureza, a Tailândia oferece paisagens exuberantes e diversificadas. O Parque Nacional de Khao Sok, com suas florestas tropicais e lagos serenos, e as cachoeiras de Erawan, com suas águas turquesa, são apenas algumas das maravilhas naturais que o país tem a oferecer.

Aventura e Tradição
Os festivais locais são uma parte essencial da experiência tailandesa. O Songkran, ou Ano Novo Tailandês, é uma celebração vibrante com batalhas de água e festividades. O Loi Krathong, conhecido como o Festival das Lanternas, oferece um espetáculo noturno de lanternas flutuantes que enfeitam o céu e as águas.

Se você está procurando uma viagem repleta de cultura, beleza e aventura, a Tailândia é o destino ideal. Prepare-se para se apaixonar por este incrível país!


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Revisão geral - Fases do capitalismo, nova ordem mundial, blocos econômicos e liberalismo e neoliberalismo

Questões propostas em sala de aula (Semana de revisão)

Resoluções esperadas ou comentadas.

1. De acordo com nossos estudos, estabeleça diferenças significativas entre o capitalismo comercial e o capitalismo industrial.

   - O capitalismo comercial, que prevaleceu do século XV ao XVIII, baseava-se no comércio de mercadorias, expansão marítima e colonialismo. A acumulação de capital se dava principalmente por meio da troca de produtos, com forte influência das práticas mercantilistas. Já o capitalismo industrial, que surgiu com a Revolução Industrial no século XVIII, focava na produção em larga escala nas fábricas. A acumulação de capital passou a depender da produção industrial e da exploração da mão de obra, levando ao surgimento de grandes centros urbanos e de novas relações de trabalho.

2. Como o capitalismo financeiro revolucionou as sociedades contemporâneas?

   - O capitalismo financeiro, que se consolidou a partir do século XX, caracteriza-se pela preponderância do setor financeiro sobre o setor produtivo. Ele revolucionou as sociedades contemporâneas ao concentrar o poder econômico nas mãos de grandes corporações e bancos, promovendo a globalização financeira e facilitando o fluxo de capital entre países. Isso levou a uma maior interdependência econômica entre as nações, mas também a crises financeiras globais, como a de 2008, que afetaram profundamente as economias e sociedades ao redor do mundo.

3. Mediante nossas análises, como funciona e atua o capitalismo informacional? Qual sua relação com a globalização?

   - O capitalismo informacional, também conhecido como capitalismo digital ou da informação, atua a partir da centralidade da informação e do conhecimento como principais recursos econômicos. Grandes empresas de tecnologia, como Google, Amazon e Facebook, controlam dados e informações, o que lhes dá grande poder econômico e político. Sua relação com a globalização é estreita, pois a tecnologia e a informação facilitam a interconexão global, permitindo a circulação de ideias, bens e serviços de maneira instantânea e em escala mundial.

4. Por que os blocos econômicos se formam? Como atuam e quais são os principais exemplos de blocos bem-sucedidos?

   - Os blocos econômicos se formam com o objetivo de promover a integração econômica entre seus membros, facilitando o comércio, reduzindo barreiras alfandegárias e fortalecendo suas economias. Eles atuam através de acordos comerciais que buscam aumentar a competitividade global de seus países-membros. Exemplos de blocos bem-sucedidos incluem a União Europeia (UE), que promoveu a integração econômica e política entre os países europeus, e o Mercosul, que busca a integração econômica na América do Sul.

5. Explique de maneira breve o que é “Nova ordem mundial”.

   - A “Nova Ordem Mundial” refere-se a um conceito geopolítico que emergiu após o fim da Guerra Fria, no início dos anos 1990, onde se observa uma reestruturação das relações de poder global. Com a queda do bloco soviético, os Estados Unidos emergiram como a principal superpotência, e o mundo passou a ser caracterizado pela globalização, pelo neoliberalismo e pela multipolaridade, onde novos atores, como a China e a União Europeia, começaram a ganhar destaque no cenário internacional.

6. Exemplifique multipolaridade e discuta o fato dos EUA exercerem a denominada “Monopolaridade”.

   - Multipolaridade refere-se a um cenário internacional em que várias potências têm influência significativa, como a China, Rússia, Estados Unidos, União Europeia e Índia. Cada uma delas exerce poder em diferentes áreas, como economia, tecnologia e diplomacia. Já a "monopolaridade" ocorreu após a Guerra Fria, quando os EUA se tornaram a única superpotência global, influenciando a política, economia e cultura mundial. Entretanto, o cenário atual mostra uma transição para a multipolaridade, com a ascensão de outras potências desafiando a hegemonia dos EUA.

7. De que maneira o neoliberalismo atua? Cite exemplo de situações praticadas por governos neoliberais.

   - O neoliberalismo atua promovendo a redução da intervenção estatal na economia, desregulamentação, privatizações e corte de gastos públicos. Governos neoliberais defendem o livre mercado como a melhor forma de garantir o crescimento econômico. Exemplos de práticas neoliberais incluem as reformas trabalhistas e previdenciárias no Brasil e na Argentina, as privatizações de empresas estatais no Reino Unido durante o governo de Margaret Thatcher, e o enfraquecimento de sindicatos e direitos trabalhistas em diversos países.





segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Importância de investir desde cedo!

Investir é uma prática financeira fundamental para garantir segurança e estabilidade no futuro. Ao invés de apenas guardar dinheiro, investir permite que você o coloque em ativos que têm potencial para crescer ao longo do tempo, gerando lucros. Este hábito não só ajuda a proteger o seu poder de compra da inflação, como também oferece a oportunidade de aumentar seu patrimônio ao longo do tempo.

Existem diversos tipos de investimento, cada um com características e objetivos específicos. Entre os mais comuns estão as ações, os títulos de renda fixa e os fundos de investimento, que reúnem dinheiro de vários investidores. Existem também, investimentos em imóveis, commodities, criptomoedas, etc.

Uma das principais razões para investir, como já mencionamos, é proteger o seu dinheiro da erosão do poder de compra devido à inflação. Ao investir em ativos que superam a taxa de inflação os investidores podem ter mais segurança de que seu dinheiro manterá o valor ao longo do tempo.


Além disso, investir também oferece oportunidades para criar patrimônio e acumular riqueza. Ao investir regularmente em ativos de qualidade, como ações de empresas sólidas ou fundos de investimento diversificados, você pode colher os benefícios do crescimento do mercado e do aumento do valor dos ativos.

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Capitalismo e Nova ordem mundial

"Nova Ordem Mundial é como ficou conhecida a nova estrutura da geopolítica e da economia globais a partir da década de 1990. A dissolução da União Soviética marcou o fim de um mundo bipolar, dividido entre apenas duas potências, e deu início a um período caracterizado pela multipolaridade que conhecemos como Nova Ordem Mundial.

Novos centros econômicos e de poder emergiram, como foi o caso da China, do Japão e de países da União Europeia, ao mesmo tempo que se intensificaram os fluxos característicos da globalização e se ampliaram os blocos econômicos, cuja atuação é de fundamental importância nesse novo contexto."


Teste - Revisão ABNT